Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae
 Vigors, 1825
Espécie: T. glaucopis

Nome Científico

Thalurania glaucopis
(Gmelin, 1788)

Nome em Inglês

Violet-capped Woodnymph


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Beija-flor-de-fronte-violeta

O beija-flor-de-fronte-violeta é uma ave apodiforme da família Trochilidae. Conhecido também como tesoura-de-fronte-violeta.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) thalos = criança, descendente de; e ouranos = céu, celeste, referente ao azul do céu; e do (grego) glaukos = cinza-azulado. ⇒ Pássaro cinza azulado, filho do azul celeste.

Características

Mede aproximadamente 11,1 centímetros. Verde brilhante de boné azul-violeta, tufos do crisso brancos, retrizes azul-aço, bico negro. A fêmea apresenta as partes inferiores brancas sujas, retrizes laterais com pontas brancas, testa e lado inferior às vezes lavados de canela.
Sua manifestações sonora, se dá pelo canto: “tirip-trip-trip-ti-tri…”.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Com um bico de 1,8 centímetros e uma língua que quando esticada alcança 4 centímetros, alimenta-se de néctar. Ás vezes fura o tufo de flor do lado de fora, atacando diretamente o seu precioso líquido. Apreciam muito a flor de melzinho (Malvaviscus arboreus penduliflorus / Malvaviscus penduliflorus).

Reprodução

Durante as cerimônias nupciais o macho executa ao redor da fêmea, pousada, voos semicirculares enquanto exibe o vértice e peito iridescentes.

Hábitos

Habita florestas altas, capoeiras e jardins.
Durante as horas da sua maior atividade é muito agressivo. Toma banho na chuva. Tem necessidade de se limpar constantemente devido ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso. Dorme de bico para a frente, a cabeça um pouco levantada, posição semelhante a que assume durante a chuva e quando canta. Coloca frequentemente as asas por baixo da cauda. Pousa abertamente num galho fino para dormir.

Distribuição Geográfica

Presente da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, para oeste até o Mato Grosso. Encontrado também no Uruguai, Paraguai e Argentina.

Referências

Galeria de Fotos